1a Rodada da Copa: Resultados
Prezados Torcedores Responsáveis,
Apresentamos abaixo os resultados da 1a Rodada da Copa Futsal 2012. Foi um domingo em que conseguimos alcançar um bom número de vitórias. O que destoou realmente foi o resultado da equipe da Sérvia, que é reconhecidamente um bom time, e enfrentou um dos favoritos da competição; mas na metade do segundo tempo se abateu com um gol sofrido e acabou levando uma improvável goleada. Coisas do futebol… Aí vai (equipes do Clube Militar em colorido):
[CROÁCIA!] |
Tunísia 2×1 Camarões
Colômbia 2×4 Peru
Uruguai 5×2 Suécia
Itália 1×1 Holanda
Croácia 4×0 Inglaterra
Portugal 4×1 Ucrânia
Sérvia 0x5 Austrália
[SÉRVIA!] |
Gostaria de fazer um comentário. Esta competição se vale de uma grande dose de fantasia, do imaginário sobre o que é um jogo de futebol. Assim, as crianças viram jogadores; os professores se investem do papel de treinadores; os pais, viram torcedores. Tudo isso dá graça à competição. Mas aí tem uma coisa.
A busca do desempenho é, em nosso trabalho, UM aspecto do projeto. Um aspecto importante, legal, que tem a ver com aprendizagem, enfrentamento. E um papel que cumprimos, nós professores, enquanto treinadores, é ler o jogo para a criança, interpretar o que está acontecendo, porque não se enganem: é muita coisa que acontece ao mesmo tempo.
Uma gritaria só, juiz, torcida, treinador, medo de perder, vontade de ganhar, desejo de agradar aos pais, raiva do adversário… É aí que entra um professor. É aí que o treinador deve sair um pouco do imaginário para, ali, perceber quando alguma criança está em sofrimento. Ou perto disso, porque pode estar confusa: o que se espera dela? Por que o pai/mãe está dizendo uma coisa, e o treinador outra? Quero atender aos meus pais, mas combinei e sei que devo cumprir o combinado com o treinador e a equipe. Como fica tudo isto?
[URUGUAI!] |
Então, tudo muito bom, tudo muito bem, mas entendo que cabe a um professor, antes de tudo, saber preservar a criança. Não só sua integridade física, mas psíquica também. Antes do treinador, o professor. Da mesma maneira, há momentos em que os pais devem saber sair do papel de torcedores, para lembrar que são antes pais; e os jogadores são, antes, crianças. Aqui é fácil compreender, na hora não é tão simples assim, não é mesmo?
Assim, com todas as imperfeições e dificuldades a que todos estes atores (todos nós) estarão fatalmente submetidos na hora do sangue quente da competição, há que se lembrar o que é realmente importante ali: a criança conseguir atravessar o momento competitivo, perdendo ou ganhando, sem que isto vire um trauma – assim ela realmente poderá se divertir e aprender. Não custa lembrar: os adultos organizam e assistem a competição para ser legal para as crianças, não o contrário. Quando isto ocorre, normalmente é bom pra todo mundo!
[ITÁLIA!] |
Então, gostaria de agradecer ao apoio das famílias que compareceram e, como sempre: estamos juntos e vamos com tudo! Ah, as demais fotos das equipes estão no nosso álbum de fotos, ali à direita em ‘Nossas Fotos’. Ou no link:
https://picasaweb.google.com/rodrigotupicarvao/COPAFUTSAL2012
https://picasaweb.google.com/rodrigotupicarvao/COPAFUTSAL2012
Aquele abraço, saudações esportivas
Prezado Rodrigo
Estava agora dando uma olha no site, e queria te parabenizar…está espetacular !!! Eu tenho bastante material desses anos que o João Victor está com você…
Mais uma vez parabens pelo maravilhoso trabalho que vem fazendo com meu filho …não so esportivo com tambem de uma orientação comportamental excelente e indispensavel para esses menonos nessa idade !
Grande abraço
Mario T Chermont
Grande Rodrigo….
O Rafinha esta nesta empreitada a 04 anos praticamente, e lembro bem qu eno inicio ele corria para pegar a bola com a mão..e agora faz golaços !! (pai coruja) .
Independente de qualquer resultado, qualquer performance , as crianças demonstram estar felizes e tem respeito por vc e pelo Thiago , e mais que isto gostam de "brincar e jogar com vcs" .
Este é fator tangível deste trabalho !!
Parabens e obrigado
abs
Mario Braile