3a Rodada: Copinha 2024

Por Rodrigo Tupinamba Carvao
em 04/10/2024 |
Categorias: ChutebolCopinha do Mundo

Prezados Torcedores Responsáveis,

Seguem, abaixo, os resultados e comentários da eletrizante 3a rodada da Copinha de Futsal 2024!

Categoria sub-14

Suíça 4×3 Equador: Num jogo de muita intensidade, enganou-se quem imaginava uma ‘disputa caseira’ (os dois times são da casa!). A Suíça se impôs na partida disputando cada bola (com destaque para Martin), ao contrário do adversário, apático na primeira etapa. No entanto, com uma mudança tática no intervalo, o Equador finalmente entrou na partida, tomou conta e fez três gols – quase chegando ao empate no final! A arbitragem, em lance que gerou dúvidas, agiu corretamente numa reversão de lateral (nossas regras são adaptadas) – e a Suíça saiu com a vitória.

Suíça 3×0 Costa do Marfim: Mostrando a mesma disposição do jogo da sexta feira, a Suíça voltou à quadra no domingo e venceu a Costa do Marfim por 3 a 0. Destaque para o ala/pivô Martin e pro goleiro Enzo, que foi muito seguro quando acionado e ainda deu uma assistência no primeiro gol. Vamos em direção às semifinais!

 

Categoria sub-12

Holanda 4×1 Senegal: Conquistamos os primeiros três pontos na Copinha! E que vitória! Jogando um futsal leve, a equipe conseguiu se impor, envolveu o adversário e contou com o pivô Henrique inspirado, fazendo um golaço de cavadinha. Vamos por mais!

Egito 1×2 Bélgica: Numa partida pouco inspirada, nossa equipe foi batida de virada, após golaço do nosso jogador Antonio Esteves, de falta! Nossas jogadas que fluíram tão bem na segunda rodada não funcionaram – e acabamos sendo batidos. A percepção é de que o time pode render mais e vamos buscar isso na última rodada. É preciso rodar a bola com mais velocidade e definir a partida.

Noruega 6×2 Inglaterra: Jogando contra uma equipe forte e bem armada, a Noruega novamente impôs seu jogo – desta vez, com a inteligência necessária para bloquear o meio de quadra e, assim, neutralizar a principal jogada do adversário. A equipe mostrou-se concentrada para cumprir a estratégia adotada e, desta forma, seu futsal vistoso e técnico tomou conta da partida! Ótima vitória e classificação garantida, líder da competição!

Chile 1×1 Rep. Tcheca: O Chile não estava num bom dia. Errou muitas finalizações de média e longa distância. Tomou um gol no contra ataque, mas teve ímpeto para buscar o empate. A partida terminou em 1 a 1 e foi um jogo bem disputado tecnicamente entre as duas equipes. Estamos em 2o lugar e vamos confirmar a presença nas semifinais!

Categoria sub-10

Japão 4×0 Grécia: Em outro jogo caseiro, a partida começou equilibrada, mas aos poucos o Japão se impôs, com maior tranquilidade para executar as jogadas e controlar a partida. Abriram assim dois gols no primeiro tempo – mas a Grécia se  manteve firme e, no segundo tempo, chegou a mandar uma bola na trave! No segundo tempo, com destaque para Henque Klumb e Caio Pina, o Japão conseguiu ampliar a vantagem e definir o placar!

Grécia 0x2 Suécia: Em jogo muito disputado, infelizmente não conseguimos aproveitar as chances criadas, sempre faltava um pezinho para empurrar aquela bola para o gol! Temos sentido falta disso ao longo da competição, de sermos mais efetivos no ataque. Mas em momento nenhum nos falta entrega! Vamos jogar até o final!

Costa Rica 1×8 Catar: Apesar da goleada, nossa equipe teve brios! Enfrentando um adversário duríssimo e tendo que lidar com desfalques, jogamos quase a partida inteira com um jogador a menos. O que não nos impediu de correr, lutar, disputar, e até marcar um gol! A cada pedido de tempo, lembrávamos como os jogadores estavam sendo valentes, como era importante terminarmos o jogo de pé. O placar não era o esperado, mas tínhamos que estar orgulhosos do nosso esforço. Deixamos tudo em quadra! Esperamos que na próxima rodada, completos, o time mostre a mesma luta e entrega para conseguirmos sair com o resultado positivo. O time merece!

Japão 1×3 País de Gales: Levamos dois gols bastante evitáveis nos primeiros três minutos de jogo. A equipe parecia assustada mas, após pedido de tempo, conseguimos nos reorganizar e equilibrar a partida. Fizemos um gol em cobrança de falta na segunda etapa e, quando preparávamos a busca pelo empate, levamos outro gol bobo, na saída do gol que acabávamos de marcar. Ainda pressionamos, mas não conseguimos o placar. O Japão tem muitos jogadores disputando a Copinha pela primeira vez, então é preciso se acostumar ao nível de concentração que a competição exige.

Camarões 1×2 Marrocos: Com mais uma boa apresentação coletiva, conseguimos abrir o placar no segundo tempo, numa partida de muito contato físico e com um time adversário encorpado. No entanto, novamente em duas falhas individuais, entregamos um resultado que estava sendo duramente construído. Camarões tem se apresentado muito bem no plano coletivo, cumprindo estratégias de ataque e defesa; no entanto, seguidas falhas individuais têm tirado da equipe resultados importantes. É preciso manter-se na partida, não relaxar após um gol e impor-se frente ao adversário. Fica a sensação de que a equipe poderia estar em situação mais confortável na tabela, mas vamos buscar a última vaga para as quartas!

Uruguai 1×1 Dinamarca: Numa partida muito disputada, nossa seleção com desfalques e adversidades não se acovardou e fez jogo duríssimo! Os adversário chegou a abrir o placar, mas não baixamos a cabeça e pressionamos, pressão essa que resultou no gol de empate! Ainda tivemos chances para fazer o segundo gol, mas não conseguimos aproveitar as oportunidades. Vamos com tudo buscar a classificação na última rodada – é preciso que todos compareçam!

Categoria sub-8

África do Sul 1×2 Croácia: Começamos a partida bastante nervosos por conta dos desfalques, mas após alguns ajustes no pedido de tempo os jogadores compreenderam que, nessas situações, precisamos nos doar ainda mais e competir lance a lance. Dessa forma, conseguimos chegar ao empate. Seguimos com essa mesma vontade, mas infelizmente, no final da partida, após uma desorganização na cobrança de lateral, sofremos o segundo gol, que deu números finais à partida. Vamos em frente!

México 3×2 Ucrânia: Na partida mais emocionante da rodada, enfrentando o antigo líder da competição, não nos intimidamos e abrimos o placar. O jogo ficou duro, bem disputado, mas nunca abrimos mão de atacar. Com méritos, o adversário organizou uma pressão, conseguindo o empate e a virada já do meio para o final da segunda etapa. Pedimos tempo, a equipe não parecia abalada. Foi pedido para que mantivessem o estilo de jogo, forçando especialmente o flanco direito deles. Conseguimos o empate com gol de José Gracindo e, no último lance da partida, com um chutaço de Rafael Luca do meio da quadra, viramos, para delírio de nossa apaixonada torcida! Méritos para uma equipe que jamais se entregou, e que parece não se conformar com a derrota! Vamos lutar pelo título na última rodada!

***

A competição vai entrando em sua fase decisiva: na categoria sub-8, o campeão é por pontos corridos – não há finais, justamente um cuidado pedagógico para administrar o estresse competitivo adequado à idade. No sub-10, classificam-se oito equipes para as quartas de final; no sub-12 e sub-14, são quatro classificados para as semifinais.

Estamos felizes pelo desempenho e evolução da maioria dos times, e os resultados também têm sido positivos: estamos na briga pelo título e por classificação em praticamente todas as categorias, com maior dificuldade no sub-10, como havíamos avaliado após a primeira rodada e colocado aqui neste espaço (a classificação segue em anexo).

Um ponto importante a ressaltar é algo essencial: independente do resultado e posição na tabela, é preciso responsabilizar-se pela competição e pela equipe, fazendo inclusive esforços extras para que todos compareçam. É muito ruim a situação de desfalques evitáveis. A mensagem que se passa para a criança ou adolescente é a do descompromisso, quando o que exigimos como chão das aprendizagens é… estamos juntos! Para o que der e vier!

Assim, contamos com nossa alegre arquibancada para a 4a rodada, dias 08, 09 e 10 de novembro, e com as equipes completas para disputarmos títulos! Gostamos muito de aprender e participar, mas também aprendemos a gostar de… vencer!

Vamos nessa!

Aquele abraço, saudações esportivas

Compartilhe essa história!

Deixe um comentário

  • Finais da Copa Futsal 2013

    Prezados Torcedores Responsáveis, Seguem abaixo os confrontos e os horários […]

  • No Museu do Futebol

    Prezados (as), É com alegria que anunciamos que o livro […]

  • Agora vai

    Caríssimos (as) É com muita alegria que reiteramos o convite […]