CHUTEBOL é Rio 2016!

Por Rodrigo Tupinamba Carvao
em 06/10/2009 |
Categorias: Copinha

Amigos,

Atualizo os resultados da 2a Rodada da Copa do Mundo de Futsal:

Colômbia 4×1 Chile
Trinidad&Tobago 7×1 Gana
Coréia do Sul 1×3 Japão
Equador 2×2 Suíça
Inglaterra 5×3 Alemanha

*Destaque especial para a equipe da Colômbia, que mostrou-se impecável durante toda a partida; e pela GARRA do Equador (que jogou desfalcado), deixando escapar a vitória no último lance da partida. Trinidad e Inglaterra também foram muito bem; Coréia levou um sabão do treinador pela postura anti-ética e dispersiva dentro de quadra…

**Gostaria de agradecer aos pais dos alunos do Clube Militar, pela sua postura de civilidade nos jogos. Quando perdemos não colocamos a culpa no àrbitro e, quando ganhamos, não ficamos debochando. Isto fatalmente refletirá no comportamento da criança/jovem. Além disso, passamos longe de xingamentos, vaias (para crianças, imagine só!) e demais atropelos. Temos primado pela lucidez. Tudo isto tem a ver com a ÉTICA, no esporte e na vida, e coloquei uma postagem logo abaixo desta que fala sobre isso.
Assistir e torcer num jogo infanto-juvenil TEM de ser diferente de torcer num jogo no Maracanã, e nas próximas rodadas será distribuída uma cartilha aos pais sobre esta diferença. O trabalho de educação tem de ser em conjunto: pais e professores.

***Uma última informação: o tamanho e força dos jogadores às vezes fica bastante diferente de uma equipe pra outra – dentro da mesma categoria. Isto se deve a 2 fatores:

a) Quando uma equipe está no que chamamos “limite da idade“, ou seja, a idade mais velha de que se pode participar dentro daquela categoria. É como se, no boxe, dois pesos pesados se enfrentassem: um com 100kg, outro com 120kg! Mas ambos dentro da faixa estipulada pela federação;

b) Podemos dizer que existem 2 idades no ser humano: cronológica (idade em anos) e biológica (nível de maturação). Alguns jogadores são mais maduros biologicamente – mesmo tendo a mesma idade cronológica que outros – fazendo com que seus níveis de força e velocidade, por exemplo, se sobressaiam. Têm um nível de maturação maior. A presença de pêlos (braços, pernas, etc.) por exemplo, é um indicativo da maturação.

É isso.

Até a próxima, aquele abraço e saudações esportivas – VIVA RIO 2016!

Compartilhe essa história!

2 Comments

  1. Maurício outubro 6, 2009 at 1:15 pm - Reply

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

  2. Saulo outubro 6, 2009 at 8:56 pm - Reply

    Eu gostei muito do Brasil sediar Copa do Mundo e as Olimpíadas e não vou ficar pensando negativo e sim fiscalizar, analisar esses políticos.

    Parabéns Brasil!

Deixe um comentário

  • O horror à derrota

    A violência que tem se apresentado no futebol brasileiro em […]

  • Copinha 2018: Resultados da 3a Rodada

    Prezados Torcedores Responsáveis, Seguem abaixo os resultados e comentários da […]

  • Sócrates Brasileiro

    Caros, O blog Chutebol homenageia o Doutor Sócrates, falecido este […]