Finais: Copinha 2024

Por Rodrigo Tupinamba Carvao
em 28/11/2024 |
Categorias: ChutebolCopinha do Mundo

Prezados/as Torcedores Responsáveis,

Seguem, abaixo, os resultados e comentários das finais eletrizantes da Copinha 2024 – nosso álbum completo está em:

Álbum Copinha 2024

Categoria sub-14: semifinais

Suíça 0x2 Arábia

Ficamos muito dependentes do jogo individual do pivô Martin, que fez um jogo aguerrido como de hábito. Com uma pitada de sorte, poderíamos ter dificultado mais a vida do adversário, já que algumas oportunidades apareceram. A Arábia fazia seu bom jogo de troca de passes, e mesmo assim nosso fixo Pedro Raj conseguia mover bem a equipe.

Mas o gol contra sofrido no início realmente dificultou nossa vida. Contamos, ainda, com ótimas defesas do goleiro Enzo e encerramos honrosamente a competição. Valeu!

Equador 4×2 Polônia

O Equador se impôs como a melhor campanha da competição e venceu a Polônia num jogo muito consistente: com ótima troca de passes e boa postura defensiva, os gols foram saindo naturalmente, com Chico e Tomé comandando a equipe. Levamos dois gols que em nada abalaram o time para jogar a grande decisão!

Final: Equador 1×1 Arábia (4×3 nos pênaltis)

Num jogo tenso e emocionante, abrimos o placar com gol de Nico, em chutaço – ele é equatoriano, e foi muito festejado por todos! Cedemos o empate em lance confuso, que desviou na defesa e enganou o goleiro Diego. O jogo seguiu numa disputa franca com chances para ambos os lados, mas terminou empatado.A consistência de nossa defesa, a disposição de Nico e Joca encheram nossos olhos – mas o auge estava para acontecer…

Nos pênaltis , todos muito bem batidos, fomos convertendo – até que brilhou a estrela de Diego, que pegou um penal. Joca então ajeitou a bola e, em sua batida, estufou as redes – e o ginásio – com um chutaço!

Festa na arquibancada, Equador campeão com todos os méritos! Uma equipe equilibrada, comandada por Chico Abdalad, que soube sofrer e, quando necessário, arriscar tudo! Valeu demais, campeões!!

Categoria sub-12: semifinais

Chile 3×2 Inglaterra

Sofremos com um desfalque muito importante, ficando a equipe visivelmente nervosa: aos 6 minutos perdia por 2 a 0. No entanto, após pedido de tempo técnico e ajustes na marcação e na saída de bola, voltamos para a partida e retomamos o estado emocional.

Com ótima atuação de Felipe Jonathan, que marcou duas vezes, empatamos antes do intervalo, o que nos encheu de moral!

Com segundo tempo muito disputado, fomos superiores, viramos a partida com Tom e merecemos a classificação para a grande final!

Noruega 2×2 França (2×3 nos pênaltis)

Com um futsal de encher os olhos na fase classificatória, entramos em quadra apostando na forte marcação e movimentação constante com a bola, características desse time. No entanto, individualmente não estávamos nos melhores dias nos embates por posição, em especial as jogadas de pivô pelo meio não entravam como de costume.

Ainda assim mantivemos o jogo em equilíbrio com a força do coletivo e muita disposição; levamos um gol, não nos desesperamos e empatamos com gol do goleiro João Fraga!

A forte equipe da França voltou à carga, com um jogo de força física e um craque comandando as ações – fizeram o segundo. Não nos rendemos, empatamos com Felipe e levamos a disputa para as penalidades. Do ponto de vista tático, grande atuação dos alas Bernardo Malburg e Guilherme Ratto.

Infelizmente, perdemos uma das cobranças e nos despedimos da competição – porém de cabeça erguida e com um ótimo 3o lugar! A Noruega foi um timaço e nos encheu de orgulho!

Final: Chile3×0 França

Com uma atuação impecável e muita determinação, agora com o time completo, entramos à vontade na partida, com confiança após a virada anterior. Tom abriu o placar em jogada de habilidade; mas o jogo estava equilibrado, com alguma superioridade de nossa parte.

No segundo tempo, a França partiu para o ataque, mas Felipe Águas, além de comandar nossa saída de bola com muita personalidade, salvou uma bola quase em cima da linha que seria o gol de empate – muita vibração de todos nós!

Com variações táticas de ambas as partes, o jogo ficou interessante, disputado como são as finais, tenso; até que Lucas Verbicário acertou um chute pela ala direita, com muita garra e para alívio geral! Logo depois, Miguel, de falta, fechou o placar!

Campeões com toda justiça, o Chile foi comemorar com a galera! É campeão!!

***
Cada ano é um ano; cada história, uma história. É um clichê muito bem-vindo, pois dá uma limpada em expectativas e ilusões comuns a todos nós, que nos envolvemos com uma competição tão emocionante!
Levantar duas taças e lutar por outra (sub-8) até a última gota de suor diz muito dessa meninada. Outro dia, o craque Deco (ex-Barcelona e Fluminense), falou: “O jogo é do jogador”. Ele está coberto de razão.
Nós, adultos, neste tipo de competição infanto-juvenil, devemos cumprir nossa parte, como treinadores e torcedores. Mas a graça é, justamente poder observar, acompanhar e curtir a evolução de cada um deles, seus dilemas e avanços, seus dramas e seus golaços.
Os professores, por mais experientes que sejam neste tipo de jogo, continuam se emocionando em quadra (se assim não for, é melhor parar).
O que buscamos é fornecer os esquadros, os contornos técnico-táticos, e claro emocionais e de aprendizagem para que a meninada deixe tudo na quadra, perdendo ou ganhando.
E, mais uma vez, deixaram!
Fica o nosso agradecimento pelo carinho e alegria de nossa vibrante torcida, pelo suporte e pelas palavras de carinho – valeu demais!
Até a próxima!
Aquele abraço, saudações esportivas

Compartilhe essa história!

Deixe um comentário

  • Chutebol 20 anos

    O Projeto Chutebol, fundado na primavera de 2001, completará vinte […]

  • 2a Rodada: Copinha 2017

    Prezados Torcedores Responsáveis, Segue abaixo a 2a Rodada da Copinha […]

  • Esporte Seguro

    Prezados/as, Comunicamos a inserção do Projeto Chutebol, da Levante Escola […]