Resultados: 3a Rodada Copinha 2022
Por Rodrigo Tupinamba Carvao
em 29/09/2022 |
Categorias: Chutebol ● Copinha do Mundo ● Educação ● Futebol ● Futsal
Prezados Torcedores Responsáveis,
Seguem, abaixo, os resultados e comentários da 3a rodada da Copinha do Mundo 2022:
Marrocos 2 x 3 Alemanha: Marrocos fez mais um jogo de tirar o fôlego! Jogando desfalcada, nossa equipe demorou a ‘entrar no jogo’, sofrendo dois gols em falhas individuais. Com sua característica bravura, empatou a partida heroicamente. Mas, no último lance, levou o gol de falta que decretou a derrota. Destaque para nosso goleiro João Colin, que salvou o time com defesas dificílimas! Vamos em busca da classificação na última rodada!
Suíça 2 x 1 Ucrânia: Não fizemos nosso melhor jogo, mas conseguimos a vitória. Saímos atrás do placar ao tentar uma jogada que não foi treinada, de alto risco. Após pedido de tempo e já com a cabeça no lugar, o time foi pra cima, lutou e conseguiu a virada. Baita aprendizagem: confiar nos treinamentos, fazer as jogadas propostas, variar com segurança, reverter o placar! Seguimos com chances!
Costa Rica 1 x 2 Suécia: Dominamos as ações ofensivas, mas não conseguiu traduzir as chances claras em gol e acabamos perdendo a partida. Sentimos muito nossos dois desfalques e pagamos pela desatenção. Uma lição que fica é a de caprichar nas finalizações, para que um domínio evidente se transforme num placar a nosso favor. Buscaremos a vitória na próxima rodada!
Emirados Árabes 2 x 5 Bélgica: Os Emirados Árabes fizeram um partidaço contra o líder da categoria, e fizeram sua melhor exibição até agora! Após sair atrás no placar, mostraram poder de reação com um futsal competitivo e chegaram a virar o jogo (a torcida foi à loucura)! Infelizmente, no final do jogo, não suportamos a pressão do forte time adversário e acabamos levando a virada. Nossa avaliação é de que a equipe evoluiu claramente no aspecto técnico, tático e emocional. Vamos em frente!
Dinamarca 4 x 3 EUA: Nos apresentamos mais consistentes dessa vez, embora ainda com oscilações indesejadas. Estávamos com maior volume de jogo quando levamos um gol contra. A equipe absorveu, concentrou-se e virou a partida, chegando a abrir 3×1 com atuações individuais melhores, e mais organizada. Estávamos vencendo por 4×2 quando, no final, levamos um gol ao entregar uma bola fácil ao adversário. No fim, uma vitória para celebrar e sentir o gostinho de vencer!
Sérvia 3 x 0 Portugal: Exibição consistente e com um entrosamento que proporcionou jogadas de encher os olhos. O trio formado por Guilherme, Rafa Ayala e Tom colocou em prática o conceito trabalhado da busca pelas linhas de passe, com deslocamentos constantes nas brechas deixadas pelo adversário (que tem ótimo nível). Com suporte de boa marcação individual, os gols foram saindo naturalmente, alguns bem bonitos, que premiaram o esforço e a concentração tática de toda a equipe. A Sérvia lidera a categoria e deve jogar as semifinais. Vamos nessa!
Croácia 0 x 3 Turquia: Cumprimos com bravura nossa missão: endurecer a partida contra uma equipe reconhecidamente superior, e buscar o gol após resistir e ganhar confiança em quadra. Terminamos a primeira etapa sem sofrer gols e muito concentrados. A marcação individual funcionava bem, até que numa escapada o pivô adversário deslocou nosso bravo goleiro João Vitor. A equipe não se perdeu, manteve-se bem postada, mas o ímpeto da Turquia prevaleceu. Apesar da derrota, novo passo para essa garotada valente, que está tendo um difícil primeiro ano de Copinha – mas porta-se de maneira admirável! Parabéns à Croácia!
Holanda 3 x 2 França: Bom jogo da Holanda, ainda que irregular. Começamos desorganizados, talvez nervosos. Após pedido de tempo, abrimos o placar, mas não durou muito; levamos o empate em jogada confusa de nossa parte. Viramos em seguida, e novamente, em falha da equipe, gol do adversário. Apresentávamos bom volume de jogo com domínio das ações na partida, mas correndo riscos desnecessários. Até que Francisco achou ótimo passe para Felipe, que colocou a bola no pé da trave e fez seu terceiro gol, decretando a vitória e a alegria de nossa arquibancada! Vamos buscar a classificação!
Espanha 2 x 1 Senegal: A equipe jogou de forma consistente, abrindo dois gols de vantagem com sólida marcação (em especial de Ivan e Chico). Abríamos espaços na frente com bom trabalho de pivô e infiltração dos alas. Após o gol adversário, mantivemos a organização e tivemos maturidade para segurar o resultado e sair com a vitória. Vamos em busca da classificação!
Chile 0 x 1 Austrália: Sentimos demais dois desfalques muito importantes: Lucas (organizador) e Caio (definidor das jogadas). Ainda assim, nos mantivemos na partida, sem ‘sair’ dela. Ocorre que levamos um gol logo no início, e o adversário se fechava bem. Lutamos até o final, mas tivemos dificuldades em romper o bloqueio deles em busca do gol que nos daria o empate. Ao final, uma equipe sentida, pois sabia de suas possibilidades caso jogasse completa. Terminamos a partida com altivez, mesmo sem o resultado.
País de Gales 0 x 4 Canadá: Desfalcado do goleiro titular, a equipe fez um bom primeiro tempo e resistiu às ofensivas da equipe do Canadá, mantendo um 0 a 0 interessante para nós. No segundo tempo, após resolução interna, o goleiro foi trocado, o que claramente não fez bem ao time: nos desorganizamos, levamos gols infantis e, ao final, a avaliação geral segundo a qual o posicionamento original deveria ter sido mantido, pois era o melhor para o coletivo. Fica como aprendizado: em situações difíceis, quem deve ser privilegiado é o grupo.
***
A competição se aproxima das finais! Especificamente nesta terceira rodada, a evolução técnico-tática foi muito percebida por nós, professores. É o momento em que já exigimos consistência no padrão de jogo adotado, como também as possibilidades de variação quando algo não funciona.
Não é fácil mudar de atitude e posicionamento em meio a uma partida com familiares na arquibancada e toda a tensão provocada. Nossa proposta é que isso seja possível, em que crianças e adolescentes consigam confrontar suas próprias dificuldades além dos adversários – tudo isso com parâmetros ético-desportivos.
Temos muito orgulho em participar da Copinha do Mundo, um torneio criado e sustentado por professores amigos e com uma proposta inclusiva, que permita a jogadores não-federados competirem em bom nível e terem a experiência de jogos eletrizantes. É neste caldeirão de emoções que se cresce!
Mas sempre, sempre, com o apoio dos adultos presentes, professores e familiares – nas derrotas e nas vitórias!
A próxima rodada será nos dias 22 e 23 de outubro! Em breve, divulgamos a tabela de jogos junto com a classificação!
Aquele abraço, saudações esportivas
Isso ae! Vamos com tudo! Meu filho fica ansioso pelas resenhas dos jogos. Ele adora. O campeonato está muito legal! Boa sorte para todos os times do Militar na próxima rodada.
Grande abraço.