2a Rodada: Copinha 2024

Por Rodrigo Tupinamba Carvao
em 19/09/2024 |
Categorias: ChutebolCopinha do MundoFutsal

Prezados Torcedores Responsáveis,

Seguem, abaixo, os resultados e comentários da ótima segunda rodada da Copinha do Mundo de Futsal 2024!

Categoria sub-14

Equador 3×0 Polônia: Precisamos completar a equipe com um jogador da categoria de baixo. Mesmo com os desfalques, a equipe conseguiu fazer um jogo bem equilibrado na primeira etapa e terminou vencendo por 1 a 0. Na segunda etapa o Equador se impôs, ampliando a vantagem – com destaque para o fixo Chico, autor de 2 gols.

 

Categoria sub-12

Noruega 6×1 Portugal: Com outra atuação impecável, a equipe construiu o placar naturalmente, marcando com intensidade e ocupando os espaços da quadra. Com este trabalho cumprido, os talentos individuais deram sustentação a uma ótima exibição coletiva, premiada com a goleada no atual campeão da competição. Vamos fortes na briga pela semifinal!

Chile 2×1 França: Ainda na primeira etapa, levamos um gol num lance inédito: uma bola chutada pelo goleiro adversário passou por trás da tabela de basquete, bateu na trave e no goleiro Arthur antes de entrar contra a própria meta. Mesmo sem opções no banco de reservas, o Chile se superou e buscou o resultado; conseguiu empatar com um belo gol de letra e, na segunda etapa fez, o gol da virada! Ótima exibição, que credencia a luta pela semifinal!

Holanda 1×2 Romênia: Tivemos complicações desde antes do apito inicial, sem que pudéssemos contar com nosso goleiro. Superamos essa falta com um revezamento de goleiros, de jogadores de linha que prontamente se propuseram a ajudar o time. Nosso seleção, aguerrida, saiu atrás do placar e ainda buscou o empate. Mas no finalzinho acabou levando um gol, infelizmente. Ainda temos muito a evoluir e vamos com tudo para a próxima rodada!

Egito 5×3 Senegal: Vitória de um time que estava encaixado e leve para se arriscar e jogar futsal. Com marcação firme e grande poder ofensivo, conseguimos dominar a partida. Nem nos momentos mais difíceis, quando sofremos gol, vimos a equipe se abalar. O apoio dos jogadores, uns ao outros, foi fundamental na construção do resultado. Vamos por mais, Egito!

Categoria sub-10

Camarões 4×1 Nigéria: Antes de vencer a partida, vencemos o nervosismo que, há muito, atrapalhava a base desta equipe. Para vencer, é preciso arriscar-se ao jogo, vencer o frio na barriga e… jogar! Camarões soube marcar pressão e, com a posse da bola, as trocas de posição e constante movimentação confundiram o adversário. Abrimos dois gols, levamos um; não nos abalamos, as mudanças desta vez foram bem assimiladas pela equipe e o placar elástico fez jus à ótima vitória! Vamos buscar a classificação!

Canadá 0x6 Marrocos: Suportar o estresse competitivo da Copinha do Mundo ainda é um desafio. O início de jogo assustado fez com que o treinador pedisse tempo antes dos 2 minutos. No entanto, o nervosismo dominou os jogadores – que não conseguiam colocar em prática atitudes elementares dos treinamentos. Ao final da partida, já com a goleada, mais um pedido de tempo e o pedido: que disputássemos a partida até o final. E assim foi feito. Vamos em busca de um equilíbrio e superação. É preciso aprender a suportar uma partida deste nível.

Grécia 1×0 Gana: Estreia sensacional, num dos jogos mais emocionantes do dia! Além da competência, pudemos contar também com alguma sorte, pois enfrentamos um adversário que fez excelente partida, nos pressionando. Mas com a organização da equipe e maturidade para saber jogar sem bola, resistimos bravamente às investidas adversárias – sem abdicar do ataque. Ao final, fomos premiados com um golaço de falta do fixo João Victor, garantindo a vitória!

Costa Rica 3×4 Paraguai: De tirar o fôlego! Assim podemos definir a excelente partida da Costa Rica. Enfrentamos uma forte equipe com um capitão que chutava muito! Ainda assim cumprimos ótima exibição, abrindo 2 x 0 no placar. Levamos a virada num grande jogo – que em nada diminuiu a garra, disciplina tática e a busca pelo resultado! Foi motivo de orgulho, vamos em frente!

Uruguai 5×2 País de Gales: Após uma estreia bastante nervosa e com muitos erros, o Uruguai conseguiu fazer um excelente jogo, abrindo três gols já na primeira etapa. Mesmo com a vantagem no placar, não diminuiu o ritmo, mostrando bastante empenho. De destaque, uma defesa incrível do goleiro Bernardo e a grande atuação do fixo Eduardo Tovar. Grande jogo, vamos pra cima Uruguai!

Categoria sub-8

México 5×1 Sérvia: Com atuação que aliou intensidade e equilíbrio defensivo, encurralamos o adversário e tomamos conta da partida. É muito interessante observar a evolução de uma equipe de oito anos, aprendendo a lidar com o estresse competitivo em nível mais alto e, junto a isso, cumprir funções individuais e coletivas. A atuação foi premiada com belos gols, construções em equipe e ótima postura defensiva – para alegria da torcida que muito nos apoiou! Vamos brigar na parte de cima da tabela!

África do Sul 4×2 Austrália: Começamos com muita intensidade, o que nos permitiu abrir dois gols. Após desatenção levamos um gol, nos assustamos e acabamos cedendo o empate. Se fez necessário pedido de tempo para acalmar os ânimos e mostrar que nada havia sido perdido. Voltamos para o jogo mais tranquilos e leves, a marcação foi ajustada novamente e criamos um volume grande de oportunidades até concretizar a vitória! Valeu demais!

***

Foi um rodada muito boa pra nós. Vencer nove de doze partidas é algo raro num torneio deste nível de exigência. É para curtir, aproveitar!

Assim como uma atuação ruim – ou sucessivos fracassos – não fazem de nós os piores do mundo, uma sequência de vitórias não nos torna imbatíveis.

O medo de muitas crianças e adolescentes (e também de muitas famílias, mesmo que não se deem conta disso) é uma espécie de medo do fracasso absoluto. Mas isso não passa de uma fantasia.

Já tivemos equipes que perderam todos os jogos num ano, e foram campeãs no ano seguinte; o contrário, também já aconteceu.

O fundamental é não perder o sentido das coisas, das ações, do porquê estamos em quadra.

Estamos em quadra para vencer, sim; para aprender a competir; para suportar momentos difíceis; e, que nunca nos esqueçamos: porque amamos jogar futebol!

Obrigado pela torcida em mais uma rodada, e até a próxima! Dias 27, 28 e 29 de setembro, tem mais!

Aquele abraço, saudações esportivas

Compartilhe essa história!

Deixe um comentário

  • URUGUAI CAMPEÃO!!

    Prezados Torcedores, Foi ‘teste pra cardíaco‘! A valente equipe do […]

  • Copa Futsal/2009

    Caros: Confirmo, finalmente, o INÍCIO DA COPA DE FUTSAL/2009. Equipes […]

  • Da legitimidade

    Caríssimos (as), É curioso que o Dia das Crianças e […]