skip to Main Content

Chutebol: 10 anos – parte 3

Prezados,
Apresentamos a 3a parte do vídeo dos 10 anos do nosso Futsal!
A molecada segue falando…

“Criança não é adulto em miniatura. A competição entre crianças não deve ser apenas uma redução do tempo de jogo e diminuição do tamanho e peso da bola. Os objetivos, conteúdos e métodos diferem em muitos pontos de vista daqueles que convém aos adultos.
O futsal, nos últimos anos, foi a modalidade esportiva que mais sofreu alterações em suas regras, com o intuito de torná-lo cada vez mais dinâmico e atraente. Modificações essas sempre voltadas para os adultos. O futsal precisa evoluir em todos os sentidos e, para isso, se fazem necessários alguns ajustes e adaptações para enquadrar este esporte aos padrões de desenvolvimento físico e psicológico das crianças. As competições devem ter um caráter formativo e ser exclusivamente infantis.
(…) Para o adulto, a competição é tratada como um produto onde o seu valor está diretamente relacionado com o resultado: vitória significa sucesso e derrota, fracasso. Esse tipo de mentalidade é prejudicial ao comportamento da criança, pois a sensação de fracasso ou completa exaltação pela vitória não é bem assimilada pela criança – tal fato é gerador de inúmeras perturbações.”
[Adaptado de ‘Futsal da Iniciação ao Alto Nível – Daniel Mutti, 1999]
This Post Has 2 Comments
  1. Eh, filho, sua maneira de educar brincando eh de grande importancia para a formaçao desses meninos e meninas. Estimular demasiadamente a competiçao transforma as pessoas em seres doentios e egoistas. O que voce esta fazendo eh uma previa do que um dia, creio, vira a ser uma realidade mais ampla, pois nao ha outra saida. Somente com sensibilidade e respeito transformamos o mundo…beijos, mae

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top