2a Rodada: Copinha 2026

Por Rodrigo Tupinamba Carvao
em 04/09/2026 |

Prezados/as,

Seguem, abaixo, os comentários da 2a rodada!

Para acesso ao nosso álbum: Álbum Copinha 2026

Para comprar fotos do seu craque: https://banlek.com/album/26514d

 

Categoria sub-8

Áustria 1×4 Congo

Jogando desfalcados do goleiro titular e do capitão do time, atuamos sem banco de reservas – e com muita bravura! Sustentamos boa organização mas, ao final do primeiro tempo, o adversário vencia por 2×0. A equipe permanecia concentrada, e a proposta era a de sustentar um jogo competitivo até o final da partida para buscar o empate.

Cansados, no entanto, levamos mais dois gols e, ao final, Martin fez o nosso de honra. Destaque para Gabriel Balassiano, que foi jogar no gol; e para Lucas Guaranho, que buscou defender e atacar com intensidade. A Áustria ainda não fez um jogo com a equipe completa – aguardamos o próximo para buscar a vitória!

Suécia 2×2 África do sul

Com inteligência, fomos aos poucos nos adaptando à partida num jogo difícil, pois o adversário bloqueava bem nossas saídas pelo meio. Abrimos o marcador e apostamos nas jogadas com o pivô. Num lindo passe, Hugo encontrou Théo, que serviu a Nuno e aumentamos o placar!

No entanto, após dois passes errados justamente pelo meio da quadra, levamos o empate. A Suécia fez ótimo jogo e poderia ter saído com a vitória, mas vamos buscá-la na próxima rodada!

Turquia 3×5 Portugal

Começamos o jogo assustados com a forte pressão de um adversário técnica e fisicamente superior, sofrendo cinco gols ainda no primeiro tempo – três deles em finalizações fortes de fora da área. Nessa idade, manter a concentração após um início tão difícil é um desafio e tanto, mas a Turquia não baixou a cabeça: voltou para o segundo tempo com foco na remontada. Antônio viveu um jogo excepcional, com destaque para o belo balãozinho seguido de finalização que carimbou a trave, e o time correu atrás até descontar com três gols. Ficou o exemplo de entrega e determinação até o apito final.

Nosso time é forte e seguirá lutando por mais. Vamos, Turquia!

Categoria sub-10

Uruguai 1×1 Rep. Tcheca

Em jogo equilibrado, nosso time atuava com a desenvoltura habitual. É uma equipe que gosta de ter a bola e não se intimida, mesmo sendo um ano mais novos. O jogo seguia seu rumo ao estilo ‘joga e deixa jogar’, um jogo aberto e com chances para as duas equipes – em nossa avaliação estivemos melhores, mas o goleirão Dante também fez ótimas defesas.

Quando parecia não haver mais tempo para gols, o craque Tomás aplicou um chapéu e estufou as redes, fazendo explodir o ginásio! A comemoração foi tanta e tão intensa que, na saída do meio (com o treinador aos berros), nosso pivô não chegou a tempo de evitar o derradeiro chute do adversário – que morreu em nossas redes após um golpe de vista da tabela de basquete… empate com gosto amargo pela linda vitória que nos escapou.

O futebol é muito maravilhoso e muito duro, mas a equipe tem se mostrado madura e competitiva. Vamos buscar a classificação!

Escócia 1×0 Noruega

A Escócia está descobrindo a força do trabalho coletivo: fomos premiados pela entrega e inteligência tática! Com muito contato físico, a partida exigia inteligência e atitude. Rafa Luca abriu o placar num golaço de falta! O adversário levava perigo e, numa investida, fizemos um pênalti – que o goleirão Salvador defendeu lindamente!

Nosso jogo com a bola ainda tem muito a avançar, pois somos um time com potencial para construir jogadas melhores. No entanto, sem a bola a equipe demonstra progressivamente ótima capacidade tática e de adaptação ao que a partida pede – o que não é nada trivial em jogos infantis. Mudamos, novamente, nosso sistema defensivo e ofensivo em diversas situações, e justamente essa capacidade, aliada à bravura, nos deu mais uma vitória! Vamos trabalhar melhor a bola para crescer ainda mais na competição!

Argentina 0x4 Costa do Marfim

Enfrentamos um adversário duro, mas terminamos o jogo com a sensação de que rendemos muito abaixo do que somos capazes. Um jogo desse nível exige comprometimento total e entrega ao coletivo. É preciso jogar o jogo real, fazer o que o jogo pede, e não o jogo imaginado por cada um.

Tivemos dificuldade em executar nossa marcação pressão e sofremos dois gols em falhas individuais. Ainda assim, Theo e Raphael Secco se destacaram pela entrega enquanto estiveram em campo, não desistindo e jogando firme até o final! Entendemos que o time pode mais, e vamos treinar para isso. Vamos em frente!

Coreia do Sul 0x2 Inglaterra

Entramos em quadra mais uma vez desfalcados, e dessa vez sem banco de reservas, o que pesa bastante. Enfrentamos um adversário de nível semelhante ao nosso e não conseguimos nos impor como gostaríamos, sofrendo logo no primeiro tempo em falha de marcação num escanteio.

A partir daí, tivemos a bola a maior parte do tempo, mas não traduzimos a posse em gols ou lances agudos. Faltou calma para igualarmos o placar. Já no fim, na busca pelo empate, o treinador arriscou trocar o goleiro para reforçar o time de linha, mas a aposta não deu certo e acabamos levando mais um gol. Destaque para Theo, que topou ir no gol e ajudou os colegas!

Equador 2×2 Holanda

O jogo começou difícil: quando percebemos, já estava 2×0 para um excelente adversário. A sensação era de que o placar não fazia jus ao que apresentávamos, pois fazíamos bom jogo. Faltava capricho e sorte para a maré virar. Seguimos apostando no que nos propusemos desde o início: marcação forte, mas com mais calma na hora de decidir as jogadas.

Assim, buscamos o empate com muito suor e insistência, em dois gols de Vicente! Bento, com muita competência, comandou o time na fase defensiva. Boa resposta da equipe, que vai se mostrando cada vez mais forte diante da adversidade! Parabéns, Equador!

Categoria sub-12

Bélgica 5×3 Alemanha

Entramos em quadra com um recado claro: competir, mas lembrando da leveza de poder se divertir jogando bola. Tirar o peso. E o início foi avassalador: 3×0 em apenas um minuto e meio, com o primeiro gol saindo de jogada ensaiada – e os outros dois em sequência, aproveitando a marcação alta que sufocou o adversário! Não demorou até ampliarmos para 5×0.

Com o placar elástico, o treinador aproveitou para fazer experimentações, já de olho nas próximas rodadas. Acabamos levando três gols, mas o resultado não foi ameaçado em momento algum. Grande partida e seguimos pela classificação!

Senegal 1×3 Marrocos

Entramos em quadra novamente desfalcados, desta vez pela ausência do goleiro. Ainda assim, mostramos evolução clara em relação ao primeiro jogo, finalizando mais e sendo mais agudos no ataque. Chegamos a abrir o placar, mas não conseguimos sustentar a vantagem. Sentimos dificuldade contra os pivôs adversários, mais fortes e mais altos, que levaram vantagem sobre nossa marcação.

Ficou evidente que o time se afobou depois do gol sofrido, e esse é um ponto a trabalhar. Mas o que fica é o sentimento de que esse grupo não desiste e que, mesmo com o placar adverso, não deixa de lutar. Vamos em frente!

México 1×1 França

Fomos, acima de tudo, valentes: devido a uma lesão no pé, o ala Caio Pina jogou como goleiro, cabendo a Guilherme Regaleira (goleiro titular) fazer a ala. A partida se mostrou equilibrada, com as equipes buscando o gol e se defendendo também em bom nível. João Falco comandava nossa defesa com força e inteligência, enquanto João Steiner conduzia o time ao ataque com habilidade.
Sofremos um gol mas não nos intimidamos: seguimos buscando a melhor formação em quadra e, no último lance da partida, em jogada coletiva, João Franco encontrou Mateus Cobo, que serviu a Steiner; com a defesa do goleiro, a bola sobrou à feição para Falco encher o pé e decretar o empate, celebrando com a torcida um golaço merecido! Grande jogo do México e vamos buscar a classificação!
Colômbia 1×3 Gana
Demoramos para conseguir melhor equilíbrio defensivo e Gana se aproveitou disso; fez dois gols em jogada de bola parada e com chutes de longa distância. Já no primeiro tempo, perdíamos por 3×0. Janot e Cauã buscavam os dribles com ousadia, mas não conseguimos aproveitar coletivamente.
No segundo tempo encaixamos a marcação, nos organizamos melhor e, desta forma, conseguimos crescer também nas ações ofensivas. Chegamos ao gol após perder duas ótimas chances, com o placar final deixando a sensação de que o time pode ser mais efetivo no ataque – desde que melhor organizado defensivamente.
***
As aprendizagens, nesta fase do ano, ficam diretamente ligadas à competição. Assim, após um primeiro semestre seguindo uma espécie de ‘ciclo básico’ para cada faixa etária, agora é diferente: o que cada equipe precisa amadurecer? Compreender? Executar?
Podem ser tarefas táticas; habilidades específicas; ou mesmo processos afetivos, atitudes.
Temos enfrentado, insistimos, clubes que buscam uma vivência competitiva mais intensa, inclusive durante todo o ano. Buscamos compensar tais dificuldades com a melhor leitura de jogo possível, e isso tem trazido resultados interessantes em nosso desempenho.
Jamais perdemos de vista, todavia, as aprendizagens. É aí que nosso trabalho se justifica e é incisivo. As crianças demonstram em quadra, ao longo do percurso, aprendizagens reconhecíveis técnica, tática e afetivamente.
Tal é o trabalho da iniciação desportiva: proporcionar a vivência competitiva assentada no prazer de jogar futebol. É neste percurso que essa meninada, efetivamente, incorpora habilidades e atitudes a seu repertório desportivo – e daí para a vida mais ampla.
Muito importante também ressaltar a dificuldade com os desfalques. Prejudica demais cada equipe, sendo muito importante o comparecimento das equipes completas!
Obrigado pelo carinho, contamos com vocês e vamos em frente!
Aquele abraço, saudações esportivas

Compartilhe essa história!

Deixe um comentário

  • Só existe um jeito de torcer??

    O Chutebol traz um vídeo do humorista Marcelo Adnet que, [...]

  • Copinha 2018: Resultados da 1a Rodada

    Prezados Torcedores Responsáveis, Seguem, abaixo, os resultados e comentários da [...]

  • Jogo amistoso

    Prezados Torcedores Responsáveis, Os jogos amistosos contra o Paissandu A. [...]