Chutebol: 10 anos – parte 2
Torcedores,
Segue abaixo a segunda parte do nosso ‘documentário‘ sobre os 10 anos do Chutebol – agora, pais e alunos já se apropriaram da telinha, é só conferir…
“Há que se criar as condições necessárias para a emergência da expressividade motora da criança, pois a liberação dos fantasmas da ação só é possível num espaço de segurança afetiva, no qual a criança vive o prazer de agir e o prazer de sua transformação tônico-emocional. É preciso, então, considerar a variabilidade da expressividade motora, em função da segurança afetiva que o adulto oferece à criança.
(…) Assim, em um ambiente de segurança, constituído pelo espaço e o material colocado à disposição da criança e mantido pela disponibilidade de acolhida e de escuta emocional por parte do adulto, a criança se sente ‘envolvida‘ e capaz de viver plenamente sua expressividade motora, carregada de afeto e prazer. Nós destacamos (…) a importância das ‘ressonâncias tônico-emocionais recíprocas’ entre o adulto e a criança, que condicionam o desbloqueio da expressividade motora das crianças e suas dificuldades.”
[Adaptado de ‘O Método Aucouturrier – Fantasmas de ação e prática psicomotora‘, 2004]
Compartilhe essa história!
2 Comments
Deixe um comentário
O luto da infância
Na convivência com adolescentes, é comum percebermos uma espécie de retorno de alguns comportamentos infantis que já poderiam ser dados como resolvidos, ou amadurecidos.
1a Rodada da Copa Futsal 2013
Prezados Torcedores Responsáveis, Seguem abaixo os jogos da 1a […]
Saboreando Vitórias
Prezados Torcedores Responsáveis, A 1a Rodada da Copa Futsal 2011 […]
Muito bacana o vídeo, e isso só é possível porque o trabalho é prá lá de legal!
Vi parte do video que vc postou sobre seu trabalho. (aqui a internet está bem lentinha…)
Quando você disse que tinha uma escola de futebol não imaginei que usasse uma metodologia educativa progressista. Sensacional!
parabéns, de verdade! você é um grande educador.
Participo de um grupo de educação em direitos humanos e nosso referencial metodológico é paulo freire. Trabalhamos com extensão em uma escola de periferia de Franca/sp em que desenvolvemos um trabalho com crianças de 5o e 6o anos e educadores. E essas experiências nos mostram como as práticas educacionais precisam ser modificadas em todos os sentidos e espaços.
Parabéns por este espaço de transformação, construção e desenvolvimento de subjetividades! Lindo!