Copinha 2017: Resultados da 1a Rodada

Por Rodrigo Tupinamba Carvao
em 30/08/2017 |
Categorias: Copinha

Prezados Torcedores Responsáveis,

Seguem, abaixo, os resultados da dura 1a rodada da Copinha 2017 – com comentários
(por Tiago Rigaud):

Sub 10 – Espanha 1 x 4 Inglaterra

 

O time da Espanha enfrentou duas dificuldades: o nervosismo natural da estréia, bastante sentido pela equipe,  e a forte marcação do adversário em cima do nosso armador. Sem conseguir sair jogando, tivemos muito dificuldade em ficar com a bola. Levamos dois gols no início, chegamos ao nosso gol em ótima jogada individual e, depois, sucumbimos à pressão do adversário. De aprendizado, fica a percepção de que existem tipos de jogos diferentes – e que devemos aprender a jogar com e sem bola. 

 

 

 

Sub 14 – Polônia 1 x 1 Japão

 

O time da Polônia, ja com bastante experiencia competitiva enfrentou o um dos times mais fortes, fisica e tecnicamente,  da competição. E soube se portar muito bem! Em um jogo de muita aplicação na marcação e muita bravura dos jogadores, saímos na frente com um gol de falta de Mathias. Nosso goleiro, Thiago, fez bela exibição. Fiéis a nossa proposta de jogo de contra-ataque, tivemos duas chances que não conseguimos traduzir em gol. No final do jogo, em lance de falha coletiva na marcação, levamos o gol de empate. O resultado não era o que queríamos, mas foi uma ótima partida!

 

 

 

Sub 10 – Suiça 0 x 3 Grécia

 

Com dois desfalques, sendo um deles o goleiro, a Suiça começou na Copinha com uma derrota. O time começou o jogo um pouco assustado e jogando de forma menos intensa do que a competição exige. No intervalo, com uma alteração, ‘encaixou’ e melhorou bastante. Conseguimos fazer jogadas de ataque, ter a bola e não nos entregamos. Na conversa do final do jogo, tentamos mostrar a eles que, nem sempre, um resultado negativo significa uma exibição ruim.O time cresceu durante a partida e deve evoluir ao longo da competição! 

 

 

Sub 10 – Itália 0 x 1 Alemanha

 

A Itália entrou em campo desfalcada de dois jogadores, e nem por isso se entregou. Num jogo muito duro, mostrou a garra e a firmeza necessárias em uma competição deste nível, desde o início. Mesmo marcando de forma muito dura, acabou levando um gol no primeiro tempo. No resto do jogo buscou de todas as formas o empate, faltando um pouquinho de calma para conseguir sair jogando. Os jogadores terminaram a partida extenuados, e com a certeza que fizeram de tudo para buscar o resultado. Vai evoluir no torneio.

 

 

 

Sub 8 – Irlanda 7 x 1 Camarões

 

Com muitos jogadores estreando nesse tipo de competição, a Irlanda conseguiu impor seu jogo e construir o resultado. Com uma defesa firme e um ataque veloz, mostrou ser um time forte e concentrado, do inicio ao fim da partida. Destaque para o golaço de Daniel Baptista, que driblou desde o meio da quadra e terminou a jogada com um chute no cantinho!

 

 

 

Sub 12 – EUA 3 x 3 Uruguai

 

Em partida emocionante, os EUA conseguiram um empate, que por 3 bolas na trave, não virou vitória. Destaque da partida, o goleiro do Uruguai pegou quase tudo. Começamos no jogo muito mal, rendendo abaixo do que a equipe pode. Após levar 2×0 e trocarmos a fixo e armador de posição, o time se encontrou e começou a impor seu jogo. Com muito suor, chegamos ao empate em 2×2. Em nova falha de marcação nossa, o Uruguai fez 3×2. Corremos novamente atrás do resultado. Chegamos ao empate e, até o final do jogo, buscamos a vitória como pudemos. Destaque para um chute de Pedro Pereira, aos 48′ do segundo tempo, como se diz na gíria, que explodiu no travessão! A bravura e a entrega dos EUA encheram nossos olhos!

 

Sub 14 – Russia 1 x 0 Austrália
O time da Rússia, que entrou sem banco de reservas, fez um jogo inteligente e seguro. Abriu o placar no início e soube administrar o resultado até o final. Faltou definir a partida em algumas chances que teve cara a cara com o goleiro. É um time que entendeu desde o início a proposta de jogo, e soube cumpri-la, fugindo assim de sofrer contra-ataques e sustos. 

 

 

Sub 12 – Equador 4 x 3 Chile

 

Talvez no jogo mais emocionante da primeira rodada da Copinha, o Equador conseguiu ótima vitória, num jogo com muitas alternâncias no placar. Abrimos 1×0 numa jogada de muita raça e talento do Guga – com cabelo pintado de rosa e tudo. O time se acomodou e levou a virada em poucos minutos. Susto tomado, tempo pedido, os jogadores entenderam que um jogo desse nível só se relaxa quando o juiz apita o final. Conseguimos virar novamente e fazer 4×2. No finzinho do jogo, mais uma desatenção e gol do Chile. 4×3 no placar e temos como meta para o restante da competição não sofrermos tanta oscilação ao longo da partida. Jogaço!

 

Sub 8 – Sérvia 0 x 1 México

 

No ultimo jogo da rodada, a Sérvia fez jogo duro contra o México. Mostrando aplicação na marcação, mas com dificuldade em criar jogadas (talvez pelo nervosismo da estréia e pelo ineditismo de disputar partidas contra equipes de outras escolas), a Sérvia levou um gol de falta e correu atrás do resultado por toda a partida. Não fosse uma excelente defesa do goleiro do México, em lance de escanteio, chegaríamos ao empate. Fica como aprendizado a atenção aos detalhes que podem decidir uma partida. Vamos reagir!

 
***
Agradecemos às famílias pelo apoio na Copinha 2017! O desempenho das equipes, individual e coletivamente, é algo que vai sendo construído ao longo do torneio. Algumas oscilam mais, outras evoluem a olhos claros; outras, ainda, podem encontrar dificuldades muito grandes, e temos, mesmo, casos de equipes que não conseguem vencer sequer uma partida. Da maneira que entendemos, no entanto, é preciso permanecer juntos e suportar os momentos difíceis – para que ganhem a qualidade da aprendizagem. 
 
O fracasso só se torna elemento de aprendizagem se o adulto assim o apresenta para a criança. Até mesmo se mostrar ferido, também, com a derrota. Ao contrário, se nós, adultos, nos apresentamos de maneira ressentida (culpando a arbitragem, o treinador adversário, etc), a criança assim o fará. O importante é atravessar juntos as dores da derrota para, quando vier alguma vitória – mesmo que demore – poder explodir de alegria! 
Até a segunda rodada,
Aquele abraço, saudações esportivas

 

Compartilhe essa história!

4 Comments

  1. Anônimo agosto 31, 2017 at 9:59 am - Reply

    Que legal!! Dá pra sentir a emoção de todos os jogos pela texto do narrador! Parabéns a todos, vamos firmes para a próxima rodada! Ass: Fernanda Naliato, mão-coruja, torcedora fanática dos filhos João e Pedro Naliato e dos times do Clube Militar.

  2. Rodrigo Tupinambá Carvão agosto 31, 2017 at 10:48 am - Reply

    Vamooo!! 🙂

  3. Patrícia setembro 6, 2017 at 12:39 pm - Reply

    Adoramos o clima da copinha, muito legal! Muita alegria e entusiamo dos meninos e uma festa para as famílias. Já esperando pela próxima rodada.
    Parabéns. Obrigada.
    Bjs.
    Patrícia

  4. Carlos setembro 6, 2017 at 12:41 pm - Reply

    Agradeço muito a vocês Tiago e Rodrigo, e ah toda a equipe do Chutebol, a atenção e o carinho com o meu filho. São visíveis o crescimento dele como pessoa e também como atleta.
    Vamos sentir saudades dos treinos e da emoção dos jogos da Copinha. Quantos ensinamentos ele recebeu!
    Muito obrigado por tudo!

Deixe um comentário

  • Buscando algum sentido

    Torcedores (as), Fui ao Mineirão e presenciei a humilhante derrota […]

  • A experiência da competição (DELAS FUTSAL)

    Prezadas, O Delas é um projeto novo, mas algumas alunas […]

  • Trabalho em equipe

    O manejo de um grupo, ou dos grupos dentro de […]