skip to Main Content

Amistosos 2014: Resultados

Caríssimos (as),
Seguem abaixo os resultados dos jogos amistosos contra o Clube Paissandu, no último sábado. Foi uma baita tarde, com muitos gols e jogadas de emoção! Os pais enviaram fotos que estão no nosso álbum, na margem direita inferior do blog. Ou pelo link: 
Logo em seguida, alguns comentários sobre as partidas.
[Sub12 venceu: 4×0]
Categoria sub-8: Clube Militar 0 x 5 Paissandu
Categoria sub-10: Clube Militar 3 x 0 Paissandu [Jogo 1]
                              Clube Militar 0 x 2 Paissandu [Jogo 2]
Categoria sub-12: Clube Militar 4 x 0 Paissandu [Jogo 1]
                              Clube Militar 3 x 0 Paissandu [Jogo 2]
                              Clube Militar 0 x 6 Misto: Militar-Paissandu
Categoria sub-14: Clube Militar 4 x 3 Paissandu
Comentários:
Como de hábito, algumas vitórias para cada clube. Assim foi essa rodada de amistosos. Um equilíbrio se manteve, embora isto não tenha se expressado nos resultados das partidas em si (muitas goleadas, algo incomum) – mas nas vitórias para cada lado. Alguns pontos importantes merecem ser ressaltados.
Bem, na categoria sub-8 o resultado confirmou nossa experiência: é uma idade em que precisamos ter cuidado redobrado para este tipo de jogo. É mais duro mesmo, todos se cobram mais. Por isso nossos torneios dentro da turma, nossos torneios internos, para depois começar a disputa contra equipes de fora do clube. Uma queixa que não procede é a de que o time adversário estava em quadra com jogadores mais velhos. Talvez sim, mas no limite da idade da categoria. Ou recém completados 9, o que acontece por vezes. Nosso time é que realmente ainda é muito ‘cru‘, digamos – mas podemos dizer que foi um risco calculado. Durante a partida pudemos perceber os jogadores se esforçando e aprendendo, compreendendo a dureza e a exigência deste tipo de partida. E o que mais importa pra nós: ao final do jogo, em que pese a tristeza da derrota, todos estavam ‘inteiros‘. Foram valentes. Sem desespero diante de uma goleada. Uma maneira talvez dura de aprender, mas um aprendizado que vai dar base para futuras vitórias, podem apostar. 
Já nas categorias sub-10 e sub-12, nossas equipes começam a colher os frutos do trabalho (alguns de longos anos conosco!): um bom padrão de jogo, boa leitura da partida por parte dos jogadores em quadra e, claro, muito suor – sempre! Foram jogos realmente muito bons nestas duas categorias. A nota destoante foi a terceira partida da categoria sub-12: o Paissandu não tinha jogadores suficientes para entrar em quadra, e foi preciso fazer um misto do sub-14 deles juntamente com alguns alunos nossos. Ficou um pouco pesado para nossa terceira equipe, é verdade. Procuremos sempre evitar as faltas, pois prejudica os colegas que vão. Mas muitos eram jogadores do Chutebol há tempos, inclusive campeões de algumas competições – então encararam como um desafio para os próximos jogos! Todos se portaram bem e compreenderam que foi uma situação extraordinária.
Já a categoria sub-14 mostrou evolução nos treinamentos. Começou mal a partida, mas tomou o controle do jogo no segundo tempo, virando a partida com muita raça nos minutos finais. Acreditamos que esta equipe vai se fortalecer ainda mais.
No mais, agradecemos mais uma vez pelo apoio das famílias. Seguimos acreditando que a criança e o adolescente se comportam, em muito, de acordo com a referência dos adultos à sua volta. É muito comum um jogador lidar bem com algum tipo de situação, como a derrota; como colaborar com a equipe indo para o gol; como jogar nesta ou naquela categoria de acordo com a orientação dos professores. E muitas vezes a angústia do adulto é que pode dificultar algo que para ela, criança, seria natural e compreensível. Perdendo ou ganhando, estamos juntos.
Obrigado, mais uma vez.
Aquele abraço, saudações esportivas
This Post Has 7 Comments
  1. Olá Rodrigo, adoramos o evento! É impressionante a evolução dos meninos e o envolvimento de todos! É nitido como os seus meninos trabalham bem a bola!!
    Parabens pelo trabalho de vcs!
    Bjs
    Tânia e familia!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top