skip to Main Content

Feliz 2015!

Prezados (as),
O blog Chutebol entra em recesso – e vai de Manoel de Barros para nos dar um alento neste final de 2014 e início de 2015! Num mundo meio desencantado, excitado, com os vínculos sociais cada vez mais esgarçados, mantemos nosso compromisso com a infância; com o espaço-tempo do brincar – e com alguma poesia para encarar a dureza da vida. Logo abaixo, fotos da última semana de aulas, em que pais e filhotes puderam jogar bola juntos, se divertir, compartilhar enfim (sem ser no Facebook!) aquilo que é próprio do lúdico.
Desejamos a todos Boas Festas, e até 2015!
Achadouros
“Acho que o quintal onde a gente brincou é maior do que a cidade. A gente só descobre isso depois de grande. A gente descobre que o tamanho das coisas há que ser medido pela intimidade que temos com as coisas. Há de ser como acontece com o amor. Assim, as pedrinhas do nosso quintal são sempre maiores do que as outras pedrinhas do mundo. Justo pelo motivo da intimidade
Mas o que eu queria dizer sobre o nosso quintal é outra coisa. Aquilo que a negra Pombada, remanescente dos escravos do Recife, nos contava. Pombada contava aos meninos de Corumbá sobre achadouros. Que eram buracos que os holandeses, na fuga apressada do Brasil, faziam nos seus quintais para esconder suas moedas de ouro, dentro de grandes baús de couro. Os baús ficavam cheios de moedas dentro daqueles buracos.

Mas eu estava a pensar em achadouros de infâncias. Se a gente cavar um buraco ao pé da goiabeira do quintal, lá estará um guri ensaiando subir na goiabeira. Se a gente cavar um buraco ao pé do galinheiro, lá estará um guri tentando agarrar no rabo de uma lagartixa. 
Sou hoje um caçador de achadouros de infância. Vou meio dementado e enxada às costas a cavar no meu quintal vestígios dos meninos que fomos.

Hoje encontrei um baú cheio de punhetas.”
[‘Memórias Inventadas – As Infâncias de Manoel de Barros‘, 2008]
This Post Has 15 Comments
  1. Rodrigo e Thiago, parabéns pelo grande trabalho junto aos nossos filhos! Que todos nós tenhamos um 2015 cheio de alegrias e novos ensinamentos. Abs do João Naliato e família.

  2. Obrigado, Rodrigo.
    Palavras sempre muito bem vindas.
    Momentos para reflexão e valorização.

    Tudo de bom para vocês também!

    Um abração
    Maurício, Márcia, JAntônio e Gabi.

  3. Serei eternamente grato a tudo que você tem feito por estas crianças, esta fraternidade e amparo, tem sido a mola propulsora para eles continuarem caminhando para frente.

    Que o bondoso Mestre Jesus continue cobrindo Você, o Thiago e as suas Famílias com Muitas Bençãos.

    Aproveitamos para Desejar "UM FELIZ NATAL E UM ANO NOVO FENOMENAL".

    Abraços e Saudações "TRICOLORES".

    Família Protasio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top