Resultados da 1a Rodada (Copa Futsal)

Por Rodrigo Tupinamba Carvao
em 24/09/2013 |
Categorias: Sem categoria
Prezados Torcedores Responsáveis,
Seguem abaixo os resultados da 1a e difícil rodada da Copa Futsal 2013 – uma competição pra lá de forte, em que nossos jogadores suaram muito para conseguir bons resultados. Logo abaixo, alguns comentários importantes.
[Calvin: um ponto de vista sobre a competição – clique na charge]
 Resultados da 1a Rodada:
África do Sul 1 x 1 Irlanda(Sub-14)
República Tcheca 1 x 6 Espanha (Sub-12)
Paraguai 4 x 1 Chile (Sub-10)
Gana 0 x 4 Polônia (Sub-8)
Japão 5 x 1 Suíça (Sub-14)
Inglaterra 5 x 2 Itália (Sub-12)
Suécia 1 x 0 Uruguai (Sub-10)
Em primeiro lugar, gostaria de lembrar que o Chutebol completou, no último sábado (21/9), 12 anos de existência! Parabéns pra todos nós – é uma alegria o fato de o nosso aniversário coincidir com a primavera! Isso faz lembrar o fundamento do projeto: o brincar. Reconheço um simbolismo aí.
Iniciei o projeto vindo de um trabalho num grande clube do Rio, e estava acostumado às competições infantis em seu extremo, qual seja, a obrigação de vencer. É, por mais que o discurso geral seja do esporte como educação, de verdade entendo que os jogos oficiais (das federações) para as crianças, muito pouco têm a oferecer em seu aspecto educacional. Mas não se trata de condenar o trabalho como é feito, e sim de marcar uma diferença. A ideia do Chutebol é diferente.
Por quê? Porque, quando um pai na arquibancada vê algum time mais ‘arrumado’ do que o nosso, com jogadores cumprindo jogadas ensaiadas desde muito novinhos, com uma disciplina quase espartana, precisa saber (e nós avisamos isso com a circular de entrada, e com postagens no blog) que, durante as nossas aulas, nós propositadamente abrimos mão de uma parte de treinamentos. Não que ele não exista – e isso vocês podem perceber na maioria das partidas que disputamos – mas além do treino propriamente dito, temos dois momentos: o tempo livre e as atividades psicomotoras e brincadeiras.
De novo: por quê? Porque nós acreditamos que é isso o que irá definitivamente marcar o lugar da educação, do lúdico, da infância. Ser criança não significa ter infância, nos lembra uma ótima frase. Então, quando preparamos nossas equipes, optamos (sim, é uma escolha) por dar a eles a experiência básica dos posicionamentos e da técnica. Básica. Para que, aos poucos, eles vão se desenvolvendo num ritmo razoável. Apostamos, assim, na capacidade e na inteligência dos jogadores para executar os combinados. O que tem dado certo, pois todo ano temos beliscado a Copa em alguma categoria, podem ver no histórico do blog. Nós mesmos, professores, no calor da partida podemos derrapar às vezes, e ficamos atentos às nossas próprias atitudes entre a exigência e o excesso. Mas a ideia geral da competição é essa: prepará-los para competir, se fortalecendo emocionalmente, o que vem da junção do prazer das brincadeiras com as exigências dos treinamentos. Aliás, quem acompanha a gente no dia a dia pode ver que a parte técnico-tática existe, e é cobrada – mas é uma parte da aula. Aliás, prefiro chamar de aula do que de treino, deste ponto de vista.
Então, pra finalizar, em hipótese alguma negamos a competição e seus valores e potencial de amadurecimento; é claro que queremos vencer; mas nossa expectativa nestas competições é de aprendizado, sabendo que precisamos afirmar nossa proposta, sustentá-la – e isso é muito difícil. Mesmo diante de adversários que podem ser reconhecidamente mais fortes. Não vamos atropelar a infância. Eles pedem “Hoje tem pique? Dá mais tempo livre?”. É assim. O equilíbrio disso com os treinamentos é o que sustenta o projeto como de verdade preocupado com as questões da infância. A charge do Calvin lá em cima, diz disso: vamos, todos nós, parar de pressionar a infância. Vamos ajudá-los no que seja razoável para o desenvolvimento deles.

Obrigado a todos pelo apoio, pela torcida, e pela força de sempre.
Aquele abraço, saudações esportivas

Compartilhe essa história!

4 Comments

  1. Rodrigo Tupinambá Carvão setembro 27, 2013 at 1:17 pm - Reply

    Olá Ana,

    Valeu a forca, é muito importante o apoio e o respaldo das famílias!

    Um abraco pra vocës!

  2. Ana setembro 27, 2013 at 1:18 pm - Reply

    Parabens Rodrigo e Thiago!
    Fico muito feliz e orgulhosa pelo trabalho de vcs e por ter meu filho como aluno do Chutebol!
    Um abraço,
    Ana

  3. Mirian setembro 27, 2013 at 1:19 pm - Reply

    Parabéns pelos 12 anos do Chtebol, Rodrigo!!!

    Bjs,

    Mirian&Luca

  4. Rodrigo Tupinambá Carvão setembro 27, 2013 at 1:19 pm - Reply

    Obrigado Mirian, o apoio dos pais é fundamental!

    Um abraco pra vocës!

Deixe um comentário

  • Volta à quadra

    Prezados Torcedores Responsáveis, Como previsto, e com as orientações necessárias […]

  • Copa Futsal 2014 – 3a Rodada

    Prezados Torcedores Responsáveis, É com muita vontade de entrar em […]

  • Feliz 2020!

    “Eles passam o ano inteiro esperando esse momento”, explicou o […]