skip to Main Content

10 anos de suor & bola!

Prezados Torcedores Responsáveis,

No Torneio Interno comemorativo dos 10 anos da nossa Escola de Futsal, os jogadores (e jogadoras!) deram show! Torneios muito disputados, gol decisivo a 30 segundos do fim, bola na trave no último lance… todos os ingredientes pra levantar a galera!
[Na disputa!!]
Gostaria de tecer dois comentários. O momento de ir para o banco de reservas, que uns podem ter de ir mais do que outros, deve ser encarado como algo absolutamente normal, pois uma equipe necessita de uma base firme para alcançar um nível mínimo de desempenho. Isso é conversado com os alunos ao longo de todo o ano, e abertamente com eles, sem melindres, é até um exercício da diferença: as pessoas não são iguais, umas jogam melhores do que as outras. A todos é oportunizada a experiência da competição, de forma segura – mas cada um aprendendo a forma de contribuir com a equipe – isso faz parte do amadurecimento
O sentimento de justiça infantil, muito bem-vindo num primeiro momento (‘todos jogam o mesmo tempo’), acaba virando ingenuidade, e aí o adulto tem de intervir, para uma performance minimamente competitiva. Isso é feito com cuidado, e por isso fizemos equipes com no máximo 06 jogadores no caso das crianças. Pra que mesmo contando com o tempo do banco, tivessem um tempo legal de quadra.
[Valeeeuu!!]
O outro comentário diz respeito à premiação. Todos são premiados indistintamente, pelo esforço e o suor de sua participação. A partir daí temos, sim, medalhas para os destaques. A ideia do Chutebol não é negar a competição ou a diferença de capacidades, mas possibilitar à criança atravessar tais diferenças de forma segura, confiando no adulto, e com 2 bases: o brincar e a aprendizagem. E, claro, o esforço em melhorar. A isso chamamos mérito, que vem da possibilidade de medir forças, consigo mesmo e com os outros!
Na nossa concepção, se não pudermos premiar os talentos, como poderíamos aplaudir um Neymar, um Messi, um Pelé? Os outros jogadores devem é inspirar-se neles para crescer, até para desafiá-los. É bom ter referências, e uma suposta desmotivação diante de um desafio me parece mais por parte de nós, adultos, do que da própria criança. Como dizemos aqui: o que eles querem é jogar!! Agora, vamos ao que interessa!
[Entrou??]
Classificações e premiações:
*Categoria sub-9:

Campeão: Fire Balls [Capitão: Felipe Dalcomuni]
Vice-Campeão: Bola de Fogo [Capitão: Pedro Costa]
3o Lugar: Guerreiros da Àgua [Capitão Rafinha]
4o Lugar: Bola Furiosa [Capitão: Lucas Moreira]
5o Lugar: Tigres Brancos [Capitão: Mariano]
6o Lugar: Bola Mortal [Capitão: Pedro Pereira] 
Craque = Pedro Igreja; Artilheiro = Pedro Igreja; Raça = Felipe Miranda; Goleiro = Victor Neves.
A cor corresponde à equipe do jogador.
*Feminino Adulto [encheu nossos olhos, jogaram muito!]:

Campeã: Luminol. *Equipe convidada.
Vice-Campeã: Militar-Azul.
3o Lugar: Tantas. *Equipe convidada.
4o Lugar: Militar-Rosa.
Craque = Mariana; Artilheiras = Isabel e Ana Paula; Raça = Patrícia; Goleira = Mariela.

[Valeu, cara!!]
*Categoria sub-16:
Campeão: Cavacas [Capitão: Alexander]
Vice-Campeão: Sacavac [Capitão: João Rocha]
3o Lugar: Avassaladores [Capitão: Bruno Gonçalves]
Craque = Joaquim Knox; Artilheiro = Alexander; Raça = João Rocha; Goleiro = Rodrigo Campos.
*Categoria sub-12:

Campeão: Guerreiros da Bola [Capitão: Vitor Varela]
Vice-Campeão: Glabadabutafa (eita!) [Capitão: Antônio Vergueiro]
3o Lugar: Jingle Bells [Capitão: Francisco Porto]
4o Lugar: Barcelona Futsal [Capitão: Henrique Haidar]
Craque = Francisco Porto; Artilheiros = Gabriel Sierra e Gabriel Leconte; Raça = Henrique Haidar; Goleiros = Bernardo Bevilaqua e Bernardo Cardeal.
[Honra ao mérito]
Agradecemos a todos pelos incentivos, sugestões e participação em mais um ano. O que importa para os alunos é a mensagem de que estamos juntos, perdendo ou ganhando! Ficam a amizade, a alegria e o prazer de jogar bola… Para ter acesso às fotos oficiais do Torneio, acesse nosso álbum do Picasa, clicando nas fotos do canto direito inferior do blog. É só baixar e guardar de recordação… Dica: colocar no modo apresentação de slides no álbum do Picasa, luz apagada, um som legal de fundo, e a molecada curte a história do Torneio contada pelas fotos – eu fiz assim e me diverti! Será que eu sou meio bobo?? É, pode ser…
Aquele abraço, saudações esportivas e Boas Festas!!
This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top