skip to Main Content

Chutebol na Agendinha Carioca

É com muita alegria que o projeto Chutebol recebe a indicação para figurar na ‘Agendinha Carioca – Guia de sobrevivência para pais descolados‘, da jornalista Antonia Leite Barbosa! Logo abaixo, um textinho que fizemos para quem entra na escolinha, que ilustra nossa maneira de trabalhar. Ainda, à direita, incorporamos um pequeno clipe do projetoAgradecemos ao apoio das famílias, dos amigos e, é claro, dos alunos! Um bom trabalho nunca é feito sozinho.

Brincar de bola
A infância não é um dado biológico. É uma construção sócio-cultural. Uma boa frase diz que ‘ser criança não significa ter infância’. E o que poderia estar mais relacionado à infância do que, como diz Winnicott, algo tão óbvio quanto o brincar? Assim, numa sociedade complexa como a nossa, aonde as mais diversas questões atravessam o cotidiano de crianças e jovens (mundo virtual, agenda cheia, exigências diversas, etc.), qual o tempo-espaço reservado ao prazer, ao lado lúdico da vida, ao desfrute de um momento?
Podemos encarar o esporte como elemento importante na experiência de vida de cada um. Mas como? De nossa parte, criamos e propomos a sequência ‘Brincar-Jogar-Competir‘. Então, respondendo à pergunta lá de cima: o momento é agora! Desta maneira, apostamos no brincar espontâneo dos alunos (crianças e jovens), passando às atividades psicomotoras, às brincadeiras próprias da nossa cultura, para então introduzirmos todo um universo de atividades técnico-táticas – aquilo a que chamamos de Treinamento. Afinal, a cultura brasileira de jogar futebol não nasce da brincadeira?
É assim que fazemos. É assim que temos obtido resultados ao longo destes 11 anos. Resultados? Alunos que entendem que, quem sabe competir sabe, antes, se divertir! Sejam bem-vindos!

[O professor e a jornalista, no lançamento do livro no Rio Sul]
Aquele abraço, saudações esportivas
Rodrigo Tupinambá

This Post Has 23 Comments
  1. Rodrigo,
    é muito bom quando o nosso trabalho é reconhecido. Eu, que tive uma experiência desastrosa com o Ricardo, sou super fã do trabalho de vcs. Que vcs continuem colhendo os frutos que plantaram. Bjs, Ana Luiza

  2. Que legal, filho. Que capinha maneira a do livro, deve ser muito bom.
    Parabéns, seu trabalho merece o reconhecimento que vem recebendo.
    Bjos, mãe

  3. Rodrigo parabéns!Há algum tempo acompanhamos seu trabalho e somos fãs dele, dele. Reconhecemos sua seriedade na busca e implementação de atividades educativas que contribuam para a formação de cidadãos
    Bjs.

  4. Oi, Rodrigo

    Parabéns pela indicação! Quando fazemos nosso trabalho com amor e dedicação, a prova está aí.: o reconhecimento
    Eheheheheh!!!
    Beijos
    Tia

  5. PARABÉNSSSSSSSS !!!. VOCÊS MERECEM !!!. TODO E QUALQUER TIPO DE RECONHECIMENTO POR ESTE TRABALHO SÉRIO E EDIFICANTE.

    CONGRATULAÇÕES.

    J.A.PROTASIO E FAMÍLIA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top