skip to Main Content

Com quem a criança se identifica hoje?

Este é o 4o vídeo da série ‘Consuming Kids’, do instituto The Media Education Foundation (Inglaterra).
Os outros 3 estão postados aqui no blog, basta procurar na barra de ferramentas do google, ali à direita. Esta parte nos adverte sobre a confusão da criança entre ‘ser’ e ‘ter’ alguma coisa, diante dos excessos da publicidade para vender produtos desesperadamente, atropelando a ética e o bom senso. Logo abaixo, um texto para ilustrar.

“A quantidade de horas que pais e filhos dedicam às telas, ao trabalho e aos especialistas em infância chama a atenção pela desproporção com o outro tempo, de intimidade e cumplicidade, de contato e desfrute filial, que é próprio do vínculo parental, familiar e social. A família deixou de ser o veículo privilegiado da transmissão geracional, papel que é desempenhado em geral pelos meios de comunicação social, cujas figuras de destaque, em muitos casos, viram modelos e parâmetros de identificação para a infância. 
Neles a imagem ideal e sedutora, a estimulação da sensualidade, as estereotipias sexuais e o culto do corpo (poder, força e beleza) são os referentes a imitar e com os quais se identificar (…). O segredo do produto consiste em fazer com que a criança se reconheça nos objetos oferecidos e que se fale deles, isto é, que funcionem como espelhos de uma só face, induzindo novamente a consumir, compartilhando o sucesso.”
[Adaptado de Levin, 2007]
* Para VOTAR no CHUTEBOL, no TopBlog 2011, clique no selo à direita! VALEU!!

** A loja CAVACAS de artigos esportivos é agora parceira do Chutebol e das nossas ideias! Está estampando o site com a logo no canto direito superior ali do blog! Clicando na logo, dá acesso ao site deles.

This Post Has 4 Comments
  1. Oi Rodrigo,
    Muito bacana o seu blog. Parabéns pela iniciativa! Já votei no Top Blog e recomendei aos meus contatos via twitter! Boa sorte e sucesso na sua empreitada!
    abs,
    Marcos Horacio
    Pai do Caio Max

  2. Valeu Rodrigo, sempre colocando coisas de valor no Blog, essa luta com o bombardeio consumista em cima das crianças é muito importante. E claro, passa pela presença dos pais…

    Abrcs!

    J Barone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top