skip to Main Content

Copa 2009-1a Rodada: Resultados & Comentários

Caríssimos,
Apresento aqui os resultados da 1a rodada da Copa Futsal/2009:

Trinidad & Tobago 1 x 1 Costa do Marfim
Equador 1 x 1 México
Coréia do Sul 6 x 2 Irlanda
Colômbia 0 x 3 Costa Rica
Inglaterra 5 x 1 Itália

De um modo geral, nossas equipes se apresentaram bem.
Mas gostaria de ressaltar que o mais importante, dentro da nossa proposta educativa, é o aprendizado do aluno: técnico-tático, emocional, cognitivo, social.
Tudo o que é feito nas nossas turmas é pré-acordado com eles: número de jogadores por equipe, jogadores que serão relacionados para a Copa, jogadores que começarão a competição como titulares, nível de cobrança dos jogadores, tempo de participação durante a partida… Isto é conversado, porque dentro de um grupo, existem funções a serem cumpridas. E a participação na Copa, evidentemente, é OPCIONAL.

Naturalmente, nos momentos mais difíceis, nós adultos (pais e professores) devemos estar firmes e conscientes da mensagem a ser passada para a criança/jovem. Quando as coisas vão bem, o discurso “é só uma brincadeira, vamos participar” é fácil de ser assimilado. No entanto, ao vivenciar um período de derrotas (como é o caso da equipe “Colômbia”, por exemplo), tal discurso de “é só uma brincadeira” muitas vezes é esquecido, e a razão e o equilíbrio são jogados pra escanteio – pelo adulto! Isso não pode acontecer. O adulto deve seguir firme, escutando as dores da criança, dialogando, procurando demonstrar a importância também deste aprendizado – perder dói bastante. Perder seguidas vezes, mais ainda.

Por tudo isso, consideramos fundamental e gostaríamos de agradecer às famílias que compareceram e apoiaram, sempre com uma postura de civilidade. Porque errar todos nós erramos: o treinador, os jogadores, o árbitro… O problema não é o erro técnico. A pergunta é: qual postura adotamos diante da criança num momento de dificuldade? Embarcamos no desespero infantil e procuramos ‘culpados’, saindo do nosso papel de referência; ou nos lembramos de que, afinal, mesmo sendo ‘só’ uma brincadeira, estamos firmes e juntos, acertando e errando, até o fim?

Não é assim, a vida?

Aquele abraço, saudações esportivas!

PS: VIVA O DIA MUNDIAL SEM CARRO!

 

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top