skip to Main Content

Dia do Mestre: Lucidez

“O professor autoritário, o professor licencioso, o professor competente, sério, o professor incompetente, irresponsável, o professor amoroso da vida e das gentes (…), nenhum desses passa pelos alunos sem deixar sua marca

Paulo Freire
Daí a importância do exemplo que o professor ofereça de sua lucidez e de seu engajamento na peleja em defesa de seus direitos, bem como na exigência das condições para o exercício de seus deveres. O professor tem o deve de dar suas aulas, de realizar sua tarefa docente. Para isso, precisa de condições favoráveis, higiênicas, espaciais, estéticas, sem as quais se move menos eficazmente no espaço pedagógico.

Às vezes, as condições são de tal maneira perversas que nem se move. O desrespeito a este espaço é uma ofensa aos educandos, aos educadores, e à prática pedagógica.”
[Paulo Freire, ‘Ensinar exige bom senso‘, in Pedagogia da Autonomia]
*O blog Chutebol rende esta singela homenagem ao educador brasileiro que, a despeito da burrice da aparelhagem ideológica nas universidades e nos sindicatos, da inoperância governamental para disponibilizar condições básicas de trabalho e salário decente, bem como da mercantilização da educação, segue buscando lucidez, apesar de todas as condições desfavoráveis.
Viva Paulo Freire
This Post Has One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top