skip to Main Content

Maluquinho visita o CHUTEBOL!

É filosofia de trabalho da Escola de Futsal do Clube Militar/Lagoa a prática esportiva prazerosa e comprometida com a facilitação da socialização dos alunos, pelas brincadeiras, jogos populares e atividades espontâneas, até os treinamentos e competições.
“Contrariamente ao que em geral pensam as pessoas de classe média, a infância não é nem nunca foi um estágio imutável do desenvolvimento humano. Mais propriamente, é uma construção social e econômica atada às percepções dominantes do que constitui a ‘ordem natural’ (Pokalow,1992). Forças tais, como a urbanização e a industrialização, têm exercido influências significativas na natureza da infância – da mesma forma que o desenvolvimento da mídia e o tecnopoder que ela produz para aqueles financeiramente capazes de dispor dela (Kincheloe, 2004).”

Assim, o Blog Chutebol nasceu de uma necessidade de expressão e discussão sobre o que significa ser criança e jovem na sociedade contemporânea, de questões surgidas no cotidiano da Escolinha de Futsal do Clube Militar. Dificuldades das crianças e jovens de hoje são reflexo evidente de dilemas da sociedade, tais como: contato reduzido com os pais, pouco tempo para brincar livremente, necessidade de performance em diversas atividades (relação direta com o estresse infantil), pouco espaço urbano para a convivência autônoma sem a presença de adultos (não existe mais a rua para brincar), e um contato reduzido e geralmente estereotipado com pessoas de classe social diferente.

O filme “A invenção da Infância” tem só 26 minutinhos, lá embaixo no blog, e dá um panorama muito bom do que estou tentando dizer aqui. O quadro acima muitas vezes leva a uma socialização também estereotipada, com habilidades sociais e emocionais frágeis, aonde o mundo virtual/midiático e o mundo real se confundem cada vez mais.

O foco no prazer de jogar é uma ferramenta poderosa e necessária para que os valores humanos positivos sejam bem sedimentados. Brincar – Jogar – Competir: essa é a nossa seqüência de trabalho.

Aquele abraço, saudações esportivas

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top