skip to Main Content

Futsal Feminino

Caríssimos (as),
Segue abaixo o registro do I Torneio Interno de Futsal Feminino do Clube Militar, organizado pelo treinador Tiago Rigaud – e as nossas bravas jogadoras (perdoem o lugar comum) chutando o preconceito pra bem longe! Acredito que o breve texto abaixo dá uma ideia de como muitas barreiras têm de ser vencidas dentro da própria cultura, para que possamos viver melhor:

“Até meados do século XIX, a sociedade brasileira erguia-se em uma estrutura totalmente conservadora, a qual impedia as mulheres a participação em determinados ambientes e eventos sociais, dentre eles aqueles ligados ao âmbito desportivo (…).
(…) Às mulheres não se recomendava a prática de nenhuma atividade física, seja ela a corrida, exercícios ginásticos ou modalidades esportivas por se acreditar em conseqüências decorrentes, como por exemplo, o enrijecimento muscular, a diminuição da gordura e a melhora da capacidade cárdio-respiratória, o que poderia afastastar a mulher de seu destino “natural” que era o casamento e a procriação (ALONSO,2003).

(…) Fica constatado que a visão de masculinidade e feminilidade não é uma visão universal. Os papéis atribuídos a homens e mulheres se configuram em construções culturais de uma determinada sociedade, sendo, pois, passíveis de modificações.
Portanto a maneira de perceber a atividade física como sendo mais apropriada ao gênero feminino ou ao masculino é fortemente influenciada em um primeiro momento pela família e em um momento posterior pelos amigos, escola e professores.”

[Adaptado de Oliveira e Paixão: ‘Prática desportiva feminina: análise histórica de sua trajetória e implicações no âmbito das aulas de Educação Física escolar‘ – Revista Digital, Buenos Aires, 2010]
Parabéns pra elas!!
Aquele abraço, saudações esportivas
This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top