skip to Main Content

O lanche das crianças

“As crianças comem, em média, três lanches por dia – além das três refeições principais – o que explicaria por que o percentual de obesidade na infância aumentou para mais de 16% nos últimos anos, nos EUA, aponta um amplo estudo sobre o o tema (…). As crianças comem tão frequentemente (…) que caminham para a ‘ingestão contínua’ de alimentos. Os resultados do estudo podem ser extrapolados para as crianças brasileiras, ao menos para as da classe média, cujos hábitos alimentares são similares.

Mais de 27% das calorias ingeridas pelas crianças diariamente vêm desses lanches. O maior aumento registrado foi na ingestão de salgadinhos e balas. Mas os doces e as bebidas açucaradas ainda são a maior fonte de calorias dos lanches. Com tais hábitos, dizem os especialistas, as crianças estão muito perto do proverbial ‘comendo sem parar’, o que levanta questões sobre o estado das bases psicológicas dos menores.

 

Outras pesquisas divulgadas recentemente já mostraram que crianças obesas têm mais tendência a se tornarem adultos obesos e desenvolver doenças crônicas (…). O diretor dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA, Thomas Frieden, sugeriu a taxação das bebidas açucaradas e fast-food, além da proibição de propaganda de comidas que não sejam saudáveis direcionadas às crianças. Outra medida seria proibir a venda de fast-food nas escolas.

(…) A primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, está à frente de uma grande campanha lançada pelo governo americano para reduzir os percentuais de obesidade entre as crianças. A ideia da iniciativa é fazer isso a partir da divulgação da importância de uma alimentação saudável, (…) incentivar as crianças a se exercitarem mais e educar os pais. ‘As crianças não fazem isso sozinhas’ – afirmou Michelle. ‘Nós tentamos nossos filhos diariamente com todo tipo de opções pouco saudáveis’.
(Adaptado do caderno Ciência, ‘O Globo’ de 03-10-2010)

>> NÃO ESQUEÇAM DA HORA DO PLANETA!

Neste sábado, 27-03, desligue as luzes das 20:30 às 21:30!
http://www.horadoplaneta.org.br/

Aquele abraço, saudações esportivas

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top