Skip to content

Resultados: 1a rodada Copinha 2023

Prezados Torcedores Responsáveis,

Como de costume, uma primeira rodada bastante difícil! É sempre uma dureza estrear em competições, seja em nível amador e até mesmo profissional. Mesmo com todas as dificuldades, no saldo geral avaliamos que as aprendizagens apareceram e, entre as oscilações já esperadas, atuamos com certa consistência na maioria das partidas.

Abaixo, alguns comentários e, em breve, divulgamos a 2a rodada, prevista para os dias 16 e 17 de setembro!

Inglaterra 2 x 3 Rep. Tcheca (sub-10): A Inglaterra fez o jogo de abertura da Copinha do Mundo de Futsal, o que normalmente é muito duro. Com alguns estreantes na competição, sentiu um pouco o nervosismo durante a partida e teve certa dificuldade em se ajustar ao sistema de jogo da equipe adversária. Com muita entrega e disposição, colocou bola na trave e chegou a diminuir o placar para 3×2, mas não conseguiu o empate. Vamos em busca da primeira vitória na próxima rodada!

 

Polônia 2 x 2 Portugal (sub-10): O time começou o jogo apático e o adversário abriu o placar. Com o passar da partida e os ânimos mais controlados, entendemos o ritmo que o jogo exigia e viramos! No final, sofremos o empate, com bastante pressão. Mas a exibição fantástica do goleiro Tom garantiu o ponto ganho! Agora que quebrou o gelo, vamos entrar mais ligados na próxima partida!

 

Ucrânia 5 x 2 Nova Zelândia (sub-12): Com marcação intensa, pressionamos o adversário, sufocando a saída de bola. Abrimos dois gols de vantagem, levamos um, mas rapidamente retomamos o controle da partida, com os gols saindo naturalmente. Ótima exibição da Ucrânia com busca por linhas de passe, constante movimentação e marcação individual encaixada. Vamos para a segunda rodada buscando demonstrar força na competição!

 

Irã 4 x 2 Camarões (sub-14): Abrimos dois a zero com um futsal simples e eficiente, trabalhando bem a bola até abrir os espaços para a finalização. Fizemos o terceiro mas, nas substituições, o time caiu de produção como não deveria, pois a ideia é manter o padrão de jogo. Após pedido de tempo, a equipe se ajustou e marcou mais um, definindo o placar e confirmando a boa exibição!

 

Argentina 5 x 1 Bélgica (sub-10): Ótima atuação num jogo que se ofereceu para nós. Com marcação intensa e boas roubadas de bola, fomos construindo o placar, com destaque para Rafael Ferranty como  fixo. Nossos pivôs se movimentavam bem, mas pecavam em segurar a bola em jogadas mais apertadas. O adversário marcou um gol e chegou a ensaiar uma pressão, mas retomamos o controle da partida e a goleada se concretizou. A ideia é evoluir para mostrar força diante de equipes mais fortes!

 

País de Gales 2 x 3 Uruguai (sub-12): Estreia muito difícil, enfrentando uma equipe que tem como base os campeões de 2022. Após início complicado em que o adversário abriu o placar nos envolvendo, conseguimos, aos poucos, acalmar o jogo, colocar a bola no chão e construir as jogadas. Empatamos numa ensaiada de escanteio mas, na sequência, levamos dois gols, o que tornou a tarefa ainda mais difícil. Lutamos muito e diminuímos a diferença num lindo lance, que passou pelos quatro jogadores! Infelizmente já era tarde, e não tivemos força para empatar. Precisamos ter mais calma com a bola no pé e uma marcação mais ajustada. Vamos evoluir ao longo da competição!

***

O frio na barriga do momento competitivo é muito esperado pelos jogadores. As dificuldades que vão surgindo ao longo do caminho precisam ser trabalhadas dentro do grupo, mas também individualmente. Há jogadores que sentem esse momento, e é preciso ajudar nesses casos com a tranquilidade necessária; é ‘tirar o peso’, apontando para o trabalho em equipe, para que as exigências não paralisem a vontade de correr, ganhar, se lançar ao jogo.

Para se arriscar, crianças e adolescentes precisam confiar que podem errar, que seus erros e acertos serão acolhidos, e que mesmo uma bronca do treinador é no sentido de buscar a melhora, o despertar para alguma situação que está sendo observada.

O trabalho não se pauta pauta pelos resultados, e sim pelas aprendizagens. Vencer, no entanto, também é uma aprendizagem, e trabalhamos para concretizá-la.

Agradecemos o apoio, o carinho e a torcida das arquibancadas, e aguardem: a segunda rodada é logo ali!

Aquele abraço, saudações esportivas

This Post Has 2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top